Móbiles visuais

foto 1Essa postagem é a última de uma série de três sobre atividades com bebês de até dois meses. As outras duas falam sobre a Parentalidade e os Tempo de Bruços. Recapitulando um pouco a introdução anterior, tudo ao redor da criança nessa idade já é bastante para lidar, não precisamos acrescentar muito mais. Na verdade essa atividade vai de 0 a 3 meses, veja abaixo.

Já nas primeiras semanas de vida, o móbile permite ao bebê praticar a concentração, o foco visual e acompanhar movimentos suaves. Montessori sugere uma sequencia deles de acordo com a idade do bebê e em função do seu desenvolvimento. Veja a seguir quais são eles.

foto 2

1 – Munari (2 a 4 semanas): Por ser em preto e branco com figuras planas proporciona grande contraste, adequado aos olhos do recém nascido que ainda estão se adaptando ao mundo fora do útero. Não cheguei a fazer para Isa, comprei para Vicente um kit de Faça Você Mesmo com os 4 móbiles nesse lugar aqui. Recomendo esse link se deseja fazer o seu ou essa loja on-line. (Esclarecimento)

2 – Octaedro ( 5 a 8 semanas): Já começa a introduzir as cores primárias e o aspecto tridimensional. Se o papel for metalizado, o brilho atrairá ainda mais a atenção. Esse é o da foto de abertura, que fiz quando ela tinha 8 semanas usando esse modelo.

3 – Gobi (8 a 10 semanas): Apresenta a gradação sutil de uma mesma cor, profundidade e proporção das bolas que estão dispostas em diferentes alturas, estimulando o refinamento do sentido. Esse é o da foto abaixo e fiz para Isa quando ela já tinha 11 semanas. Fiz com novelo de linha direto do armarinho, mas aqui você pode ver vários outros tipos.

4 – Dançarinos (8 a 12 semanas): O uso do papel holográfico e sua forma de amarração, que possibilita movimentos diferentes e intrigantes, mantendo a atenção.

foto 3Os móbiles devem ser pendurados a altura de aproximadamente 30 cm dos olhos. Você pode instalar um gancho no teto ou, como fiz inicialmente, prender nas varetas que cruzam por cima do tapete de atividades.

Tome uma precaução quanto aos móbiles: evite colocá-los sobre a cama ou sobre o colchão da criança. Esses são espaços de dormir. Os móbiles devem ficar em espaços de movimento, como diante do espelho, por exemplo. Lar Montessori

Como disse lá no começo, o propósito é desenvolver a concentração e o foco ao acompanhar o movimento do objeto e para isso o bebê não pode estar no processo para dormir.

mobile eletricoCom Montessori aprendi que é muito importante que os móbiles se movimentem com a energia fluida e natural do vento que entra pela janela do quarto, ao invés do movimento contínuo e monótono daqueles que funcionam à pilha. Procure também evitar aqueles móbiles que são um verdadeiro bombardeio de estímulos simultâneos sem sentido.

Existia um mito de que móbiles poderiam causar estrabismo, mas a Sociedade Brasileira de Pediatria já desmistificou essa ideia. É normal que o recém nascido apresente um leve estrabismo, mas diante de qualquer dúvida o melhor é sempre conversar com o pediatra.

Prefira sempre deixar seu bebê em locais espaçosos, livres para o movimento, ainda que você ache que ele ainda não é capaz de mover-se tanto. É preciso dar espaço à prática.

Outro ponto importante para essa atividade, e todas as que você irá propor pro seu filho, é criar o ambiente propício para a concentração. Quando o bebê estiver observando os móbiles, procure sair do quarto e deixá-lo aproveitar um ambiente silencioso. Quando ele se cansar dessa atividade ele lhe chamará, pode acreditar. Isa chegou a ficar uns 15 minutos concentrada nos móbiles até o momento que se cansava e chamava.

Na próxima postagem a atividade falarei sobre os móbiles tácteis, que consiste em rebaixar o móbile de forma que os movimentos aleatórios dos braços o alcancem e ele perceba que seus movimentos afetam o objeto. Outros tipos móbiles são recomendados para essa atividade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s