Vida prática – Ambiente preparado

vida prática capaNa postagem anterior dei alguns exemplos de como nós estamos incorporando Isa em atividades domésticas. Hoje quero detalhar a apresentação para a criança de uma atividade de ambiente preparado. Vou focar no exemplo novamente porque acho que ajuda a entender.

Para a escolha de qual atividade fazer, o melhor é observar a criança e valer-se de algo que já despertou seu interesse. Observando Isa, ela sempre demonstrou interesse em comer sozinha, daí, inspirada por essa postagem do blog How we Montessori, fui apresentando atividades simples que ela pudesse executar com independência. Fiz o infográfico abaixo só para dar uma noção da nossa linha do tempo. Cada criança tem seu ritmo e seus interesses. Como dá para ver no vídeo e fotos abaixo, os avanços vão acontecendo natural e gradualmente. Eu gosto de estabelecer uma meta para me nortear, mas isso não é necessário.

grafico.vida.pratica

Vou pegar um dos exemplos do infográfico (Descascar banana – 12 meses) para falar como apresentamos a atividade.

Material:

2 recipientes, 1 prato, 1 banana

Preparação:

Corte a banana em rodelas com a casca. A depender da idade da criança, faça uma pequena abertura na casca de cada rodela para facilitar (fotos abaixo). Coloque em ordem da esquerda para a direita: o recipiente com a banana, o recipiente vazio (onde irão as cascas) e o prato (onde irão as rodelas descascadas).

Apresentação:

    • Convide a criança para vir, dizendo-lhe que você tem algo para mostrar-lhe;
    • Peça que sente a mesa e sente-se a sua frente na mesma altura;
    • Explique-lhe brevemente que você irá demonstrar e ela deve aguardar e observar e que em seguida será sua vez;
    • Demonstre evitando falar e fazendo movimentos suaves;
    • Deixe que a criança execute;
    • Depois de terminada a atividade não abra mão que a criança ajude a guardar as coisas para que tenha a noção de finalização.

Já disse aqui que não tenho nenhum curso sobre o método, aplico o que leio em livros, blogs e na comunidade “Montessori para mamães” do Facebook. Conforme a leitura avança percebo que cometi alguns desvios. Preferi apontar aqui os meus erros nos vídeos do que deixar de publicá-los.

Erro #1 – Insistir na atividade

No primeiro vídeo estou ajudando Isa a realizar a atividade segurando a banana enquanto ela puxa a casca. Se a atividade foi demonstrada com brevidade e simplicidade e não foi compreendida, não devemos insistir e muito menos corrigir. Fazer qualquer uma das duas coisas pode interromper o processo natural da aprendizagem. Se não despertou o interesse, tiramos o material e voltamos a apresentar em outro momento. Se não conseguiu realizar sozinha, provavelmente apresentei a atividade muito cedo. Eu deveria ter deixado ela realizar como conseguisse e apresentar novamente depois.

citaçao Dante

 

Erro #2 – Interromper a concentração

No primeiro vídeo tiro a concentração de Isa (insistentemente) para mostrar onde ela deve colocar a casca. No segundo vídeo interrompo com minha fala e ela olha para mim.

Uma dica bem prática: é bom ensaiar sozinho antes de apresentar a atividade para a criança. Eu sempre me arrependo quando não faço isso. Já passei pela situação de na hora da atividade perceber que seria melhor ter mais um recipiente, ou que a bucha não encaixa naquela tigela e vários outros exemplos. Tudo isso acaba dispersando a criança.

Atualização da postagem. Novo vídeo aos 22 meses.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s