Chocalhos e mais aos 3 meses

IMG_0116

Demorei mais tempo para voltar a escrever depois da mudança do que depois que Vicente nasceu. Pra vocês verem como foi (está sendo) punk, mas agora com três semanas de casa nova as coisas estão se acomodando.

No final da postagem sobre Móbiles Táteis eu prometi falar a respeito da mão como instrumento da inteligência. Na criança, as ações da mão guiadas pelo intelecto criam um ciclo de realimentação de informações: a mão relata ao cérebro, o cérebro orienta a mão por nova informação, a mão descobre mais informações através da realização de uma nova direção e se apresente de novo para o cérebro. Montessori descobriu o papel da mão no desenvolvimento da inteligência por observação intuitiva, mas atualmente um grande número de estudos neurológicos confirmam essas conclusões.

Como os bebês nascem com essa ferramenta ainda “incompleta” é papel dos pais fornecer um ambiente que contribua para esse desenvolvimento. Se não lhe é dada a oportunidade de aprimorar os movimentos das mãos, o que acontece é que esta falhará na sua função de alimentar o cérebro com informações.

Nunca dê à mente mais do que der à mão

A cada estágio de desenvolvimento do cérebro corresponde um movimento novo para as mãos. Aos três meses aproximadamente a criança está na transição de segurar objetos por puro reflexo para segurar intencionalmente, mas se não lhe for dada a oportunidade de alcançar por si, dependerá de alguém que lhe entregue.

O que temos feito em casa com Vicente, até mais do que fizemos com Isa, é colocar o objeto ao seu alcance no tapete para que pratique alcançar e segurar, além de praticar a virada do corpo. Usamos muito o chocalho com guizo e a centopeia colorida. Minha dica seria checar se o objeto é fino e leve o suficiente para a mão do bebê e seguro o suficiente para levar a boca (que é o que fará se conseguir). Como os movimentos de Vicente ainda estão na transição, eu prefiro ficar ao seu lado enquanto pratica para evitar que num movimento brusco involuntário o objeto lhe machuque.

IMG_0118

IMG_5842IMG_5732

Aqui damos sempre preferencia a materiais de madeira. Eventualmente podem ser mais caros que os de plástico, mas são sempre mais bonitos, sóbrios, de melhor qualidade e por isso duram muito mais. Todos os brinquedos de madeira de Isa estão em perfeito estado para serem usados por Vicente.

Uma coisa muito importante é lembrar dar ao seu filho o tempo que ele precisa para explorar um item. Dar muitos itens rapidamente afeta sua concentração e não permite que obtenham informações suficientes a partir desse objeto em particular.

O objeto da última foto acima com Isa chama disco interconectado e favorece o movimento do punho. Que será o próximo movimento a ser desenvolvido.

Complemento feito em 04/06/2016:

Eu comprei esse kit numa loja americana da Etsy, porque ainda não conhecia os pequenos negócios nacionais.

Recomendo que entrem na comunidade Brechó de materiais Montessori e brinquedos educativos relacionados no Facebook. Lá tem muitos materiais em madeira e promoção especial para quem é da comunidade.

2 comentários sobre “Chocalhos e mais aos 3 meses

  1. Olá!
    Minha baby está com três meses e desde os dois mêseo e meio de vida dela pendurei dois brinquedos no bebê conforto dela justamente para atrair a atenção e fazer com que a mesma seja estimulada a pegá-los e manusea-los e notei que funcionou, pois ela ficava tentando pegá-los e agora já consegue, só não tem muita firmeza em segurá-los. Ou seja, segura mas logo solta, acho um barato, meu marido diz que o bebê conforto dela parece uma favela 😁 😁, mas nem ligo o importante é que esteja estimulando ela desenvolver a sua coordenação motora.
    E sobre as mãozinhas, estou apaixonada pela forma como ela descobriu e fica tentando brincar com elas.

    Bom, percebi que com isso ela ficou mais durinha a ponto de fazer força e se apoiar com os ombros pra tentar levantar pra pegar os seus brinquedos.

    Só não tenho brinquedos de madeira ainda, porém esses dois brinquedos são chocalhos com mordedores de plásticos e são bem coloridinhos, pois sei que as cores chamam a atenção dos babys. E não fiz o teste com ela deitada, mas gostei da dica.

    Muito obrigada!

    Desculpe o textão.

    Curtir

    • Adorei o textão Ana Cristina!
      Pegar e soltar rápido é típico mesmo da idade. É importante que os objetos sejam bem leves 🙂
      Testa com ela deitada sim e deixa ela o mínimo possível no bebê conforto. Sigo uma terapeuta ocupacional Pediatrica americana excelente e ela fala da importância de usar o mínimo possível os itens de contenção do bebê. Isso porque eles mantêm o bebê numa posição que quase sempre mantém os bebês em uma má postura. Tem uma postagem minha que falo disso. Acho que a do tempo de bruços. Dá uma olhada é bem interessante.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s