Só por hoje?

MAEC-20160809Você está cansado de um dia intenso de trabalho e acaba cedendo ao pedido choroso do seu filho de assistir TV até mais tarde “só dessa vez”. O problema está no dia seguinte quando você acha que seu filho está assistindo TV demais , não cede e vira aquele embate desgastante. Seus motivos são nobres, mas criança pequena não entende exceção, não entende porque o que valia ontem, hoje já não vale mais. O que ela entende é repetição, consistência e rotina.

O mesmo acontece com o “não”. Se  você diz um “não” e depois de muito choro, grito e drama você cede “só hoje” ele perde o significado. Duas coisas acontecem aí: a criança entende que lhe vence pelo cansaço e demora mais para assimilar seu significado.

Sou mãe e sei como é difícil se manter coerente e firme no “não”  diante de uma criança chorosa e um dia longo de tarefas que se acumulam. Às vezes eu cedo sim, mas minimizo isso de uma forma: o mínimo de regras e o máximo de rotina. Quanto menos regra mais fácil fica pro adulto e para criança.

Tentamos seguir ao máximo o conselho de Montessori de restringir os “nãos” para as seguintes situações: a ação da criança pode machucar a si mesma, o outro ou o ambiente. Ainda assim, aqui em casa temos outras duas regrinhas: não poder sair de casa de chupeta e só comer sobremesa depois da comida. E como faço para que Isa tenha horário de dormir, não queira ver TV demais e coma de forma saudável? A gente confia no exemplo dos adultos e na repetição da rotina. Nem sempre funciona maravilhosamente, mas tem limitado bastante os embates.

Que fique claro: cada casa tem suas próprias regras, o crucial é que todos os adultos estejam em sintonia entre si e sejam consistentes. “Não” tem que ser “não”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s