Vida Prática: Bolo

Hoje seria aniversário de Maria Montessori e resolvemos comemorar ao seu estilo, fazendo um bom exercício de Vida Prática: um bolo de aniversário. Essa idéia veio da moderação do grupo no Facebook Montessori para Mamães. Deixo com vocês aqui nossas fotos do dia e alguns comentários sobre atitudes importantes dessa atividade.

IMG_1203
Comprando os ingredientes

É importante envolver a criança em todos os passos necessários para a atividade da vida prática. Para fazer o bolo fomos numa loja que vende os ingredientes a granel.

IMG_1209
Ingredientes separados

Como Isa, com 22 meses, ainda não consegue acompanhar a receita separei todos os ingredientes pela ordem de mistura. Tentei que a disposição ficasse o mais didática possível. Para crianças maiores, mas que ainda não leem, dá para elaborar uma receita ilustrada.

Ao longo do processo trabalhamos também o vocabulário. Como eram muitos ingredientes e Isa ainda é muito nova não falei o nome de todos, mas falamos de ingredientes “secos” e “molhados”. Além de reforçar aqueles que ela já conhecia: ovos, cenoura, etc.

IMG_1212
Misturando os ingredientes: de mão e de colher
IMG_1214
Colocando tudo na forma

O avental, além de proteger a roupa, ajuda a criança a entrar no papel de cozinheiro. Aqui procuramos sempre colocar o avental para qualquer atividade que ela for fazer na cozinha: ajudar a lavar mamadeiras, a cozinhar, etc.

Ao longo do processo orientei sobre a colocação dos ingredientes, mas deixando ela livre para experimentar a sensação das misturas. Dessa vez tentamos trabalhar  o controle dela para não sacudir a mão para se livrar da sujeira indesejada. É um movimento que ela faz automaticamente, mas que suja tudo ao redor. Demonstrei como podemos esfregar uma mão na outra, e depois na borda da vasilha, e aos poucos ela foi se interessando em fazer igual.

IMG_1215
Limpar também faz parte

Como disse acima é importante procurar incluir a criança no máximo de passos possível. Isa adora essa parte da limpeza.

IMG_1225
Selfie mal tirada com nosso produto final

O orgulho e auto-estima por ter feito um trabalho com propósito é notório. Dentre todos os exercícios de vida prática preparar um alimento creio ser das mais nobres. Além de todos os aprendizados envolvidos, o resultado final é algo que a criança não só pode demonstrar como pode oferecer aos demais. Muito bom.

Parabéns Montessori! Obrigada por momentos como esse.

2 comentários sobre “Vida Prática: Bolo

  1. Montessori é legal mas Isa é muito especial, acredito nas personalidades e caráter . Ela é libriana kkkkkk não que acredite muito nos signos mas gosto de fazer onda Bjs Mamilis

    Enviado do meu iPhone

    >

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s