BLW na marra


Muita gente me pergunta se pratico BLW com Vicente. A princípio eu não fazia e seguia as orientações da pediatra, que por acaso é mais alinhada com a abordagem Montessori de desmame*, porém Vicente (9 meses) tem me forçado a mudar de ideia. A postagem de hoje é sobre esse meu pequeno drama pessoal 🙂

Não sou expert em BLW (baby led weaning), mas vou me atrever a explicação rápida para aqueles que ainda não sabem do que se trata. A tradução da sigla para o inglês siginifica que é um desmame guiado pelo bebê. Na prática significa ofertar pedaços inteiros e molinhos ao bebê para que possa comer com as mãos. Existem vários benefícios no BLW que não vou aprofundar aqui, mas um deles é que a criança tem participação ativa, decidindo o que e quanto comer. Para mais informações recomendo o blog especializado: Tá na hora do papá!. Apesar de reconhecer todos os benefícios, eu já tinha decidido que essa não era uma opção para minha família. Só esqueci de combinar com Vicente.

Pequeno histórico: Lá no início do desmame Isa (irmã mais velha de Vicente) eu tentei o método BLW com pedaços inteiros e Isa gostava. Comia e tudo, mas eu ficava muito ansiosa com cada engasgo e decidi voltar ao método tradicional. Na época, me confortei em oferecer os bolinhos de papa para que ela pelo menos tivesse a possibilidade de comer sozinha, enquanto ainda não tinha muita habilidade com os talheres. Dividi minha angústia no Instagram naquele então.

Screen Shot 2016-12-17 at 1.16.51 PM.jpg

 Link pro vídeo.

Mas voltando a Vicente. No início ele aceitava bem que eu desse a papa e gostava de segurar a colher dele como brincadeira. No final do oitavo mês foi querendo pegar a papa raspando a colher no prato e não aceitava bem quando eu ofertava. Agora, com quase 10 meses, ele  praticamente não aceita comida amassada, quer tudo inteiro para segurar com as mãos. Cada refeição é uma tensão pra mim. E haja sessões de psicanálise!

Início da introdução alimentar
Início da Introdução Alimentar

Esse desabafo de hoje foi para lembrar que eu preciso ser a mãe que cada um dos meus filhos precisam que eu seja. E vamos lá estudar BLW!

Alguém mais aí passou por isso? Aceito dicas!

*Leia a postagem sobre a Introdução Alimentar Montessori.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s