Aprendendo sobre o dia, a noite e o clima.

capa.dia.noite

Hoje vou falar como preparei a casa, atividades e livros que estamos usando para ajudar Isa a entender sobre o dia, a noite e  o clima.

IMG_2493Começamos há alguns meses com o mural na geladeira. Nele a criança “registra” o clima. Eu fiz no powerpoint, ajustando as nossas particularidades: sem texto porque ela ainda não lê, simplificando as opções de clima e evidenciando o dia e a noite. Usei como referência o relógio analógico. Clique aqui para baixar o arquivo.

No começo a gente falava onde colocar o ímã. Agora ela coloca só. Nem sempre corresponde exatamente, mas não corrijo. No dia seguinte foco em ensinar aquilo que ela “errou”. Pode ser usando as mesmas palavras na janela e na geladeira (“hoje está nublado porque tem nuvem na frente do sol”, “qual imagem tem nuvem na frente do sol?”).

Na sequencia compramos o livro “Dia/Noite”, do Thiago Rennó, que é muito legal!

IMG_2598-1
Livro Dia/Noite
IMG_2615-1
Livro Dia/Noite

Virou um dos preferidos de Isa e agora fica na cabeceira. Sem textos, o livro traz ilustrações de ações cotidianas que acontecem durante o dia e a noite. Tem o padeiro abrindo a padaria, os pais buscando as crianças na escola, mulheres conversando no portão, etc. Um ponto importante em Montessori é que o livro não tenha elementos fantasiosos para crianças com menos de 6 anos. Falei sobre a importância disso na postagem da semana passada. O “Dia/Noite” atende isso perfeitamente, pois trata do cotidiano de pessoas reais.

Eu gosto de livros sem texto para crianças pequenas porque o adulto não se prende a ele e a cada dia o mesmo livro ganha uma história nova. Acho que Isa gosta disso também. Na página que ilustra um varal com roupas, por exemplo, eu falava sobre quais peças de roupa estavam sendo estendidas, mas agora falo sobre como o sol ajuda a secar a roupa. O livro tem um único problema para a idade de Isa: precisamos ler com ele dobrado (foto abaixo da direita). Isso porque o livro tem imagens do dia e da noite em sentidos invertidos.

Temos também o lego “Minha Primeira Casa de Brinquedo”. Isa ganhou de aniversário e lego é sempre um sucesso, né? Nesse tem uma peça que tem o sol de um lado e a lua do outro para compor o cenário e outros elementos característicos para trabalhar o tema, como escova de dentes, cama e relógio. Essa caixa é daquela linha do lego voltado para crianças pequenas, porque tem peças maiores e mais fáceis de manusear. Isa curte muito, cada boneco tem o nome de um de seus amigos. Ela adora colocá-los para dormir e levá-los para tomar banho com ela. Já estou aqui pensando como usar esse despertador na próxima brincadeira. Estamos sempre atrasadas 🙂

Por fim, outra coisa que fizemos foi trocar as imagens do quarto dela para obras de arte que tem uma forte referência a esse tema. Escolho imagens de obras de arte com boa resolução no Google mesmo – “Rua de Paris, tempo de chuva”, de Gustave Caillebotte, “Campo de Trigo com Ceifeiro e Sol”, de Vincent van Gogh, e “Cena de rio no inverno”, de Aert van der Neer.

IMG_2885-1

 

Car@s leitor@s, esse é a minha primeira postagem com links afiliados. Nas compras efetuadas através desses links ganho uma comissão. Em compromisso com vocês e comigo mesma indicarei apenas produtos que possuo.

Resolvi iniciar esse tipo de publicidade no blog porque muit@s leitor@s me perguntam onde compro as coisas que aparecem aqui. Colocando os links afiliados dos produtos acredito estar facilitando para aqueles que queiram comprar, sem comprometer o conteúdo do blog, nem a estética. Da minha parte começarei a rentabilizar essa atividade que gosto tanto que é a de escrever aqui.

Um comentário sobre “Aprendendo sobre o dia, a noite e o clima.

  1. […] Sem textos, o livro tem ilustrações de ações cotidianas que acontecem durante o dia e a noite. O padeiro abrindo a padaria, os pais buscando as crianças na escola, mulheres conversando no portão, etc. O livro tem um único problema, precisamos ler com ele dobrado. Isso porque o livro tem imagens do dia e da noite em sentidos invertidos. Ótimo para falar sobre a passagem do tempo. Falei disso nessa postagem. […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s