Doação para o Dia das Crianças 

IMG-5160Já estava complicado deixar nossos guarda-roupas organizados e resolvi colocar em prática uma dica simples que aprendi numa palestra sobre Minimalismo para ajudar as crianças nesse processo de desapego. Vou compartilhar aqui o que é essa dica e como foi nossa experiência. 

Cada vez que faço o rodízio de brinquedos acabo identificando um ou outro que pode ser doado, mas com a proximidade do Dia das Crianças eu vi uma boa oportunidade de envolver meu filhos nessa tarefa e  conseguir de fato nos livrar do excesso.  O rodízio que fazemos nos ajuda a manter as crianças focadas e a casa organizada, mas a pilha de brinquedos fora do rodízio não parou de crescer.

A dica é essa: dê um limite físico (caixa, gaveta, estante) onde a criança deve  colocar tudo que o que ela não quer que seja doado e deixe ela livre para tomar a decisão.

As crianças entendem melhor limites físicos então é mais fácil envolvê-las dizendo: todas as suas bonecas tem que caber nessa caixa, as outras vamos separar para doar. Esse foi nosso exemplo aqui em casa, mas poderia ser com qualquer tipo de brinquedo ou outros objetos como roupas, material de artes, etc. O tamanho do limite físico vai depender do bom senso dos pais. No nosso caso, a caixa é a que fica guardada com as bonecas fora do rodízio.

Como era nossa primeira vez eu preferi focar só nas bonecas e dei uma caixa grande. Espalhamos todas elas no chão, ela foi brincando, escolhendo e conseguimos ficar com menos da metade. Achei que seria mais difícil para Pequerrucha (agora com 3 anos), mas ela aceitou super bem. Selecionou os brinquedos sem se chatear. Na verdade, parecia feliz em doar, o que me surpreendeu realmente. De certa forma, tínhamos nos preparado gradualmente pra esse momento. Constantemente  separamos as roupas que já não cabem mais e conversamos sobre quem vai receber. Fizemos um momento bem especial para embalar e decorar todas as mamadeiras e bicos que demos para um priminho que iria nascer. Acho que personificar a doação ajuda. Nas vezes que ela sentiu falta de um objeto ela mesma falou “era de Isa, mas demos para X”.

Esse também pode ser um bom momento para dar o exemplo usando essa ferramenta para desapegar das suas próprias coisas. Eu certamente estou precisando fazer urgentemente.

Então é isso. Encorajo todas as mães a fazerem essa experiência. As crianças sempre estão preparadas antes do que pensamos. Boa sorte e feliz Dia das Crianças.

Um comentário sobre “Doação para o Dia das Crianças 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s