Visita à Biblioteca e indicação de livros

Recentemente fomos pela primeira vez na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato em Salvador. Foi uma experiência muito legal. Como nesse mês de abril é comemorado o dia internacional do livro infantil, me senti a impelida a compartilhar essa experiência e indicações de livros.

29573097_1685930784809220_7601767709111370272_n.png

Eu ainda não tinha pensado em levar as minhas crianças de 2 e 3,5 anos na biblioteca, até que vi a Alice, do Montessoriando, com essa idade devolvendo seus livros toda prosa (vídeo). Nesse momento também me dei conta como meus filhos conheciam bem uma livraria, mas não uma biblioteca. E ainda que as livrarias tenham agora cadeiras e mesas para folhear o livro, a biblioteca ainda é bem mais legal.

A biblioteca inspira calma, silêncio e só espera de você uma coisa: ler! Na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato fomos muito bem recebidos pelo porteiro do prédio, pelas bibliotecárias e pela moça da limpeza. De pronto nos foi explicado que poderíamos pegar qualquer livro, folhear, ler, apenas não deveríamos tentar devolver na prateleira. As bibliotecárias fariam isso. Com 2 e 3,5 anos, as crianças já dominaram o ambiente, escolheram seu próprios livros e fizeram cadastro em seus nomes.

A biblioteca também oferece outras tantas atividades: oficinas, contação de histórias, projeção de filmes. Procure sua biblioteca pública local para mais informações. Aqui em Salvador, você pode acompanhar pela página Bibliotecas da Bahia no Facebook.

IMG_7779
Linda exposição

Depois desse dia das fotos, Tchuca e eu já voltamos lá na biblioteca para trocar os livros. Fomos de transporte público e foi toda uma nova experiência a parte.

Segue aqui nossas recomendações de leitura de livros que pegamos na biblioteca:

222690_Capa_G.png

Belinda, Bailarina de Amy Yong – Editora Ática.

A minha menina adora tudo que envolve rosa, bailarinas e tudo que você pode pensar de clichê sobre meninas. Nunca foi estimulado, muito pelo contrário, ficamos tentando balancear isso. Por isso esse livro é um achado. Porque a temática típica da bailarina, tráz uma mensagem sobre resiliência. É uma ótima oportunidade para falar de diferenças físicas, auto-estima e perseverança.

 

 

pgl1-ok.jpgPara gostar de ler, Volume 1 – Editora Ática

Esse é para as mães e pais. São crônicas que só esses autores aí do lado sabem fazer. Ao mesmo tempo poderia ser um livro de educação infantil porque muitas dessas crônicas assumem a perspectiva da criança na relação com o adulto. Boas reflexões nesse livro.B

(Se for comprar o livro, atente que a capa da edição mais nova mudou)

 

 

 

Classicos-Infantis-Beleza-Negra-a-Autobiografia-de-um-Cavalo-um-Classico-de-Todos-os-Tempos-112558.jpg

Beleza Negra, a autobiografia de um cavalo de Anna Sewell – Companhia das Letrinhas

Para falar sinceramente, não cheguei a ler a história. O caçula de 2 anos, ainda é muito novo para essa narrativa, porém é um livro rico em informações e ilustrações factuais nas laterais. Veja abaixo o vídeo da parte interna do livro. O meu pequeno está numa fase de paixão por cavalos e com esse livro eu aprendi um pouco sobre as partes do corpo do cavalo, acessórios de montaria e várias outras coisas. (Não sei dizer se a nova edição também possui tudo isso). Quem sabe falaremos disso futuramente. Ele gosta mesmo é de poder folhear um livro que tem cavalos em todas as páginas.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s