Recentemente fomos pela primeira vez na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato em Salvador. Foi uma experiência muito legal. Como nesse mês de abril é comemorado o dia internacional do livro infantil, me senti a impelida a compartilhar essa experiência e indicações de livros.
Eu ainda não tinha pensado em levar as minhas crianças de 2 e 3,5 anos na biblioteca, até que vi a Alice, do Montessoriando, com essa idade devolvendo seus livros toda prosa (vídeo). Nesse momento também me dei conta como meus filhos conheciam bem uma livraria, mas não uma biblioteca. E ainda que as livrarias tenham agora cadeiras e mesas para folhear o livro, a biblioteca ainda é bem mais legal.
A biblioteca inspira calma, silêncio e só espera de você uma coisa: ler! Na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato fomos muito bem recebidos pelo porteiro do prédio, pelas bibliotecárias e pela moça da limpeza. De pronto nos foi explicado que poderíamos pegar qualquer livro, folhear, ler, apenas não deveríamos tentar devolver na prateleira. As bibliotecárias fariam isso. Com 2 e 3,5 anos, as crianças já dominaram o ambiente, escolheram seu próprios livros e fizeram cadastro em seus nomes.
A biblioteca também oferece outras tantas atividades: oficinas, contação de histórias, projeção de filmes. Procure sua biblioteca pública local para mais informações. Aqui em Salvador, você pode acompanhar pela página Bibliotecas da Bahia no Facebook.

Depois desse dia das fotos, Tchuca e eu já voltamos lá na biblioteca para trocar os livros. Fomos de transporte público e foi toda uma nova experiência a parte.
Segue aqui nossas recomendações de leitura de livros que pegamos na biblioteca:
Belinda, Bailarina de Amy Yong – Editora Ática.
A minha menina adora tudo que envolve rosa, bailarinas e tudo que você pode pensar de clichê sobre meninas. Nunca foi estimulado, muito pelo contrário, ficamos tentando balancear isso. Por isso esse livro é um achado. Porque a temática típica da bailarina, tráz uma mensagem sobre resiliência. É uma ótima oportunidade para falar de diferenças físicas, auto-estima e perseverança.
Para gostar de ler, Volume 1 – Editora Ática
Esse é para as mães e pais. São crônicas que só esses autores aí do lado sabem fazer. Ao mesmo tempo poderia ser um livro de educação infantil porque muitas dessas crônicas assumem a perspectiva da criança na relação com o adulto. Boas reflexões nesse livro.B
(Se for comprar o livro, atente que a capa da edição mais nova mudou)
Beleza Negra, a autobiografia de um cavalo de Anna Sewell – Companhia das Letrinhas
Para falar sinceramente, não cheguei a ler a história. O caçula de 2 anos, ainda é muito novo para essa narrativa, porém é um livro rico em informações e ilustrações factuais nas laterais. Veja abaixo o vídeo da parte interna do livro. O meu pequeno está numa fase de paixão por cavalos e com esse livro eu aprendi um pouco sobre as partes do corpo do cavalo, acessórios de montaria e várias outras coisas. (Não sei dizer se a nova edição também possui tudo isso). Quem sabe falaremos disso futuramente. Ele gosta mesmo é de poder folhear um livro que tem cavalos em todas as páginas.